O Brasil é o maior produtor e exportador de soja do mundo, atingindo altas produtividades a cada safra. No entanto, os desafios diários do campo podem colocar todo o resultado em risco se o manejo não for realizado da forma correta. É o caso do complexo de doenças que atinge a cultura do início ao fim do ciclo, proporcionando grandes prejuízos ao sojicultor.
Segundo a Embrapa Soja, no Brasil há cerca de 40 doenças registradas que podem atingir a soja, podendo levar a perdas que variam de 10% a 100% da produtividade, se não houver um manejo adequado. Dependendo da agressividade do patógeno, é possível que os sintomas atinjam toda a lavoura em poucos dias.
Entre as principais doenças, a ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) é a de maior importância para a cultura da soja, e pode causar até 90% de perdas se o manejo não for realizado desde o início.
O vazio sanitário, por exemplo, é uma medida fitossanitária em que uma determinada área de produção fica um período definido com ausência total de plantas de soja, a fim de evitar que o patógeno da ferrugem asiática se estabeleça na sucessão de culturas.
Essa e outras práticas agrícolas são associadas a um Manejo Consciente, evitando não só a incidência de ferrugem asiática, mas também de outras doenças como mancha-alvo (Corynespora cassiicola), cercosporiose (Cercospora kikuchii), antracnose (Colletotrichum truncatum), oídio (Microsphaera diffusa) e septoriose (Septoria glycines).
Manejo Consciente: programa para um manejo correto de doenças
Para um controle efetivo e sustentável do complexo de doenças da soja, o programa Manejo Consciente aborda um conjunto de 10 princípios focados nas características agronômicas em que o produtor está inserido e nas composições químicas dos fungicidas, aliando estratégias que reduzem a incidência de doenças de forma segura.
Além disso, o Manejo Consciente procura evitar o estabelecimento da resistência de fungos, visando uma maior longevidade dos fungicidas disponíveis atualmente, a fim de proporcionar condições favoráveis às plantas para atingir o máximo potencial produtivo.
Confira quais são os 10 princípios do Manejo Consciente:
1) Iniciar as aplicações de fungicidas preventivamente: aplicações preventivas, à base de carboxamidas a partir do pré-fechamento das entre linhas são as melhores são a melhor forma de controlar doenças nos estádios iniciais.
2) Usar os quatro modos de ação de fungicidas nos programas: as soluções fungicidas podem ter quatro modos de ação, que são divididos em preventivos (carboxamidas, multissítios, estrobilurinas) e curativos (triazóis). É ideal combinar e variar o uso dessas soluções em diversos momentos da cultura para realizar o controle efetivo.
3) Aumentar a eficácia dos programas com multissítios e triazóis: a utilização de fungicidas protetores, como os multissítios, ou parceiros, como os triazóis, aumenta a eficácia do controle e ajuda no manejo de resistência.
4) Máximo de duas aplicações de carboxamidas: as carboxamidas, como são preventivas, devem ser utilizadas no início do ciclo (pré-fechamento das entrelinhas) e, no máximo duas vezes, no decorrer do ciclo da cultura.
5) Utilizar doses, adjuvantes e intervalos recomendados pelos fabricantes: ao não seguir as recomendações, os resultados podem não ser adequados, possivelmente resultando em falhas de controle e/ou baixa eficácia dos fungicidas.
6) Seguir o vazio sanitário: o objetivo dessa medida é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e, desta forma, atrasar a ocorrência da doença na safra. Quando o vazio é seguido, quebra-se o ciclo da doença.
7) Buscar o escape plantando na época certa: quanto mais cedo se planta, mais cedo é feita a colheita e também maior é a probabilidade de escapar da ferrugem.
8) Privilegiar variedade de ciclos mais curtos: esta prática segue o mesmo princípio do escape: quanto menos a soja demorar para se desenvolver e ser colhida, menor será a possibilidade de sofrer danos causados pela ferrugem e outras doenças.
9) Explorar a tolerância genética das variedades: é fundamental escolher variedades que se adequam à região produtora, com menor suscetibilidade às doenças, oferecendo condições de bom desempenho para a planta.
10) Usar uma tecnologia eficiente de aplicação: a tecnologia de aplicação colabora para a eficiência dos defensivos, auxiliando na economia destes e nos ganhos operacionais.
Seguir o Manejo Consciente implica em dar condições para a lavoura se desenvolver de forma saudável, para assim gerar resultados superiores em produtividade e rentabilidade.
Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre as principais doenças que ameaçam a soja:
Leia também
Soja: confira os resultados de uma lavoura protegida
Governo anuncia R$ 340,8 bilhões para o Plano Safra 2022/23
Portfólio de soluções fungicidas para o Manejo Consciente
Sempre atenta às necessidades do produtor no campo, a Syngenta conta com um portfólio robusto e completo para o Manejo Consciente na soja, com soluções inovadoras e de alta tecnologia, para ser aplicado em todos os momentos do desenvolvimento da cultura.
Confira as características e os benefícios de cada solução:
Score® Flexi
O fungicida sistêmico e de amplo espectro foi desenvolvido para a aplicação zero na lavoura, ou seja, entre 25 e 30 dias após a emergência da cultura, entre os estádios V3 e V4.
Score® Flexi tem poder preventivo e curativo e protege a lavoura contra o ataque de patógenos nos estádios iniciais, além de contribuir para a diminuição de aplicações de fungicidas em outros ciclos.
Outros benefícios de Score® Flexi são:
-
Eficácia comprovada no controle de doenças;
-
Soja mais limpa e saudável, do início ao fim do ciclo da cultura;
-
Proteção das folhas do baixeiro;
-
Obtenção de altos tetos produtivos.
Com isso, o produtor obtém uma soja protegida contra as manchas foliares características desse período e seu cultivo sofrerá menos com a pressão de doenças.
Bravonil®
O multissítio Bravonil® é um excelente parceiro dos produtos, podendo ser utilizado em conjunto a outros fungicidas, a fim de potencializar o controle do complexo de doenças da soja, tais como cercosporiose, ferrugem asiática, manchas e DFCs (Doenças de Final de Ciclo).
A alta tecnologia de sua formulação permite uma excelente cobertura foliar e fixação nas folhas, o que proporciona mais aderência e resistência às lavagens das chuvas.
Além disso, apresenta outras vantagens, tais como:
-
Amplo espectro no controle de doenças;
-
Manejo de resistência, protegendo a lavoura e as tecnologias fungicidas associadas ao multissítio;
-
Conveniência, pois não danifica o sistema de aplicação e nem entope os bicos.
Bravonil® pode ser posicionado junto a Elatus®, Alade® ou Mitrion® nas primeiras aplicações, para a proteção das plantas, ou junto à Cypress®, nas últimas aplicações.
Cypress®
Cypress® é o fungicida multipotente da Syngenta ideal para as últimas aplicações como ferramenta principal e associada ao multissítio Bravonil®. Além disso, combina dois potentes ingredientes ativos – ciproconazol e difenoconazol – controlando com eficiência o complexo de doenças da soja.
Entre os benefícios do fungicida multipotente, destacam-se:
-
Eficiência no controle por conta da combinação de dois triazóis com alta sinergia;
-
Versátil, porque também pode ser utilizado como parceiro de outros produtos;
-
Flexível, pois pode ser aplicado em todo o ciclo da cultura.
A Syngenta conta ainda com outras soluções que fazem parte da nova era de fungicidas: Alade® e Mitrion®.
Alade®
Alade® é o único fungicida formulado pela combinação de três princípios ativos (solatenol + ciproconazol + difenoconazol) altamente eficazes, que apresentam consistência e maior espectro de ação no manejo de doenças da soja.
Além da consistência, Alade® conta ainda com outros benefícios, tais como:
-
Máxima proteção com o efeito preventivo do solatenol;
-
Dupla ação sistêmica com a sinergia de dois triazóis seletivos de alta performance;
-
Conveniência, pois a formulação Empowered Control eleva o patamar de controle.
Ao escolher Alade®, o produtor proporciona à sua lavoura alto poder de controle contra ferrugem asiática e manchas por meio de uma formulação moderna.
Mitrion®
Mitrion® proporciona um controle superior de manchas e ferrugem, com destaque para mancha-alvo, devido ao melhor efeito preventivo do solatenol associado ao melhor efeito curativo do protioconazol.
A formulação moderna potencializa a fixação e a absorção do produto na planta, resultando em uma ação imediata, além de benefícios como:
-
Combinação inovadora com os dois ativos mais potentes do mercado;
-
Controle superior de doenças, com o melhor efeito preventivo e curativo;
-
Conveniência com a tecnologia Empowered Control, que proporciona maior retenção, espalhamento e translocação.
Confira no infográfico abaixo o posicionamento indicado de cada solução dentro do programa Manejo Consciente da Syngenta:
Adepidyn®: a nova molécula simplesmente poderosa
Sempre à frente quando o assunto é inovação em novas tecnologias em defensivos agrícolas, a Syngenta lança ao mercado a molécula Adepidyn®, que faz parte da Linha de produtos Miravis®, novos fungicidas que chegaram para elevar o patamar de controle de doenças em diversas culturas, e em breve a cultura da soja também contará com uma ferramenta simplesmente poderosa.
Adepidyn® é uma molécula única e inovadora, de um novo grupo químico de fungicidas com três partes distintas que atuam de maneira sinérgica apresentando os seguintes benefícios:
-
Amplo espectro: controle de todo o complexo de doenças em uma única formulação;
-
Poder de controle: atividade intrínseca no controle de doenças;
-
Uso multicultivo: pode ser aplicado em mais de 30 tipos de cultura, com expressivo poder na soja.
É importante ressaltar que o lançamento da Syngenta para a cultura da soja vai complementar o Manejo Consciente, haja vista que é uma excelente ferramenta para a rotação de ativos, prática que se enquadra dentro dos princípios do programa devido à sua formulação única e inovadora, auxiliando no manejo de resistência.
Uma nova dimensão em fungicidas chegou e a Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.
Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.
Deixe um comentário